sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Análise de Respostas sobre o questionário do consumismo

O questionário sobre o consumismo, publicado no blog, obteve 48 respostas.

Ao analisar as respostas, mais de metade destas, cerca de 65% foram do género feminino, o que corresponde a 31 pessoas.

Ao analisar a idade das pessoas inquiridas, como podemos ver no gráfico, maioritariamente encontra-se na faixa dos 18 aos 21 anos (28 pessoas). Além disso, nenhuma tem idade inferior aos 18 anos, 12 pessoas encontram-se na faixa dos 22 aos 25 e as restantes 7 acima dos 26 anos. Houve ainda uma resposta anulada. 



Quando questionadas acerca do facto de serem consumistas, 38 pessoas responderam que não. Quando esta pergunta foi relacionada aos seus amigos, apenas responderam 38 pessoas, e dessas pessoas 31 disseram que tinham amigos consumistas. O mesmo se pode observar no gráfico seguinte: 




O conceito de ser consumista, segundo o dicionário de Língua Portuguesa significa aquele que ou quem consome em excesso, geralmente sem necessidade. 

Com as respostas a este questionário, as opiniões vão-se completando. Uma das respostas apuradas foi: "O consumismo é o acto de consumir bens ou serviços exageradamente, quando não há necessidade de o fazer para a sobrevivência do ser humano". Uma pessoa consumista é quem compra e gasta dinheiro sem necessidade, é aquele que compra muito, mesmo sem ter dinheiro para impressionar uma pessoa que não gosta. É ainda uma pessoa que adquire bens supérfluos ou alguém que deseja ter sempre mais do que aquilo que já tem. Contudo, ainda relatam que a pessoa consumista é aquela não controla a vontade de consumir, ou que psicologicamente não está controlada e por isso consome em demasia. Outra resposta que obtive foi que a pessoa consumista é aquela que está atenta às promoções e aproveita-as todas, embora sem necessidade. Ou ainda que "as pessoas consumistas são aquelas que andam sempre na moda e compram para impressionar alguém ou para dar nas vistas."

Concluindo, muitas são as opiniões, mas todas se vão completando e vão de encontro a um conceito fundamental: consumir de mais sem necessidade.


Causas do consumismo




As principais causas apontadas são os media e a influência dos amigos na escola/faculdade. A causa menos apontada foi o gostar de fazer compras. As restantes opiniões dividem-se pelas restantes hipóteses como se pode verificar no gráfico de barras acima.
A bibliografia consultada também refere que a causa principal do consumismo, é sobretudo os media, as publicidades e a TV. Outra causa é a inveja das pessoas, isto é, se o outro tem, eu também tenho de ter. 
Ainda relatam na bibliografia, problemas psicológicos. Contudo isso não foi incluído nas respostas de hipóteses, mas houve um indivíduo que deixou em comentário aberto essa resposta. Mas, os problemas psicológicos passa a outro tipo de consumismo. 
É relatado na bibliografia consultada que, na adolescência, a principal causa é o integrar-se num grupo de amigos e o medo de ser descriminado. Como grande parte das respostas já passou o período referido na literatura (12 a 17 anos), não se pode retirar muitas conclusões. Contudo, ainda se sente este medo nas faculdades, como se pode verificar pelas respostas. 

Quis perceber o porquê de considerarem os amigos consumistas. Então as causas apontadas com mais relevância foi o comprar coisas sem necessidade (27 respostas). As menos nomeadas foram relativas aos telemóveis, o trocar frequentemente e os topo de gama. Podemos observar as restantes respostas no gráfico abaixo.



Uma vez que também já falei no blog acerca dos centros comerciais, quis saber quantas vezes por semana é que as pessoas frequentam os centros comerciais

De quem respondeu, maioritariamente não vão ao centro comercial nenhuma vez por semana. Contudo, dos que vão, a resposta mais frequente foi uma vez por semana, como se pode ver no gráfico abaixo.



Em jeito de conclusão, podemos verificar que os media e as influências dos amigos vão gerar este consumismo nas pessoas. Apesar de poucas se acharem consumistas, vêm nos outros esse consumo exagerado. Grande parte do consumismo é feito pelo género feminino e por isso também as respostas foram todas ligadas à moda e não tanto aos telemóveis e tecnologias (mais direccionados para os rapazes). Mas não podemos generalizar, porque ambos os géneros são consumistas, e cada pessoa é diferente à sua maneira. 


Bibliografia: 

Balonas, S. (2007). A publicidade a favor de causas sociais : evolução, caracterização e variantes do fenómeno em Portugal.
Gresolle, T. (2009). Consumismo Adolescente: Consumir para viver ou viver para consumir?
Machado, G. (2009). O consumo da "qualidade de vida", causas e efeitos.





Sem comentários:

Enviar um comentário