domingo, 28 de dezembro de 2014

Reflexão Final

Numa primeira impressão acerca da Unidade Curricular pensei que o tema fulcral da mesma seriam os centros comerciais e tudo o que eles acarretavam para a população, uma vez que, quando se fala em comércio e em consumo o primeiro pensamento é … centros comerciais.

Com o decorrer das aulas fui-me apercebendo que estes conceitos - comércio e consumo - são muitos mais complexos do que aparentam ser. São dois conceitos que envolvem muitas esferas de aprendizagem e muitos outros conceitos, mais do que inicialmente pensava.

Nesta unidade curricular foi dada muita importância ao trabalho em grupo, que no início não foi bem aceite pela turma, uma vez que iríamos trabalhar com colegas com quem nunca tínhamos trabalhado, a quem nunca tínhamos ouvido a sua opinião. Tornou-se um trabalho muito interessante e produtivo, uma vez que os mesmos eram baseados na resolução de problemas. Nesta resolução de problemas é fundamental o contributo e a visão de cada um, de modo a promover o debate. Faz-nos pensar sobre os conceitos, sobre a sociedade actual e faz-nos crescer enquanto pessoas, quer a nível pessoal e num meio de aprendizagem, porque o que o outro sabe eu posso não saber e posso completar a sua ideia.

É de salientar ainda que algumas metodologias leccionadas nesta unidade curricular já eram do meu conhecimento, embora muito vagamente, e esta unidade serviu também para aprofundar o conhecimento acerca das metodologias desenvolvidas pelo docente.

Ainda nesta unidade curricular tivemos de criar um blog. A realização deste mostrou-se fundamental e interessante para mim, na medida em que foi enriquecedor poder reflectir sobre diversos temas do meu interesse, que podem estar ligados de diversas maneiras aos conceitos aprendidos em aula. Permitiu-me um conhecimento mais aprofundado acerca de alguns conceitos, bem como esclarecer algumas dúvidas referentes a outros temas.
O facto de termos liberdade e autonomia para escolher os temas a trabalhar aumenta o interesse e o empenho no mesmo, uma vez que, se estamos motivados em trabalhar um determinado tema no qual temos interesse, esse trabalho é feito com mais empenho e com mais dedicação.
O post mais interessante para mim foi o do marketing excessivo, uma vez que consegui ligar conceitos aprendidos ao futebol, desporto que pratico e sigo com regularidade.


Embora não seja bem a área que mais desperta interesse para o meu futuro profissional, foi uma boa aprendizagem e superou as minhas expectativas. Percebi que temas de interesse do meu dia-a-dia, podem estar ligados a diversos conceitos que aprendi em contexto de sala de aula. 

1 comentário:

  1. Muito bem Gustavo, fico satisfeito que tenha encontrado utilidade na UC de GC&C, mesmo que não considere relevante esta temática para o seu futuro profissional.

    A ideia de lançar um inquérito é interessante, embora na sua análise pudesse ter ido mais longe, articulando os resultados com a teoria da UC.

    ResponderEliminar